quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Caipiroska de Kiwi e Hortelã



Hoje o dia foi tenso, cansativo, muito calor e muita coisa pra fazer. Comecei as 6:30 da manhã e só parei as 7:00 da noite. Lembrei que na geladeira tinha kiwi que eu havia comprado para os sushis, mas que acabaram esquecidos na gaveta. Então para dar fim nos kiwis nada melhor do que misturá-los com gelo e vodka. E conforme meu filho deu a dica, devo sempre colocar a receita aqui, então vamos lá:

Ingredientes:
  • 1 copo grande (grande que tanto? grande uai)
  • 2 kiwis descascados e picados
  • 6 folhas de hortelã (podem ser 7, se passar um pouco não mata não)
  • 4 colheres de açucar refinado (pode substituir por adoçante, eca!!!)
  • Gelo 
  • Vodka 
  • Ponta do ramo de hortelã com umas 8 folhas (para decorar).

Modo de fazer:
  • Coloque o kiwi, o açucar e a hortelã no copo e macere até que o kiwi esteja parcialmente amassado e o hortelã também;
  • complete o copo com gelo e depois com a vodka;
  • use a ponta do ramo de hortelã para decorar.
Beba com moderação. Se for dirigir não beba.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Meu primeiro Sushi

Já tem um tempo que eu queria tentar fazer sushi. Meu filho adora e como ele veio passar o fim de semana comigo resolvi usá-lo de cobaia. O resultado, por ser a primeira vez, não ficou tão ruim. Acredito que com a pratica eles devem ficar mais agradáveis aos olhos. Quanto ao paladar, ficou perfeito. Das outras vezes eu não postei a receita mas desta vez vou deixar deixar o passo a passo para chegar ao resultado.

Primeiro vamos à lista de ingredientes:

Arroz:

  • 2 xícaras de arroz japonês;
  • 3 xícaras de agua;
Tempero:
  • 1/3 xícara de vinagre de arroz;
  • 2 colheres de sopa (bem cheia) de açúcar refinado;
  • 1 colher de sopa (rasa) de sal;
  • 2 colheres de sopa de saquê;
  • 1 colher de café de ajinomoto
Para montar:
  • 4 folhas de Nori (Alga)
  • Recheio (Manga, Salmão, Pepino, Kani-kama, Morango, Kiwi, etc..) tudo cortado em tiras finas.
Tiras de recheio: Kani, Salmão, Manga e Pepino


Modo de fazer:
  • Lavar o arroz até a agua sair límpida;
  • cobrir o arroz com agua limpa e deixar 30 minutos e depois escorrer;
  • Colocar o arroz e a agua (3 xícaras) e espere ferver, assim que iniciar a fervura tampe a panela e abaixe o fogo, deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos;
  • Desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais 20 minutos. Este tempo é importante para terminar o cozimento.
  • Para fazer o tempero é bastante simples, em um recipiente misture todos os ingredientes e leve ao fogo misturando, tomando o cuidado para não ferver. Misture o tempo suficiente para dissolver totalmente o açúcar e o sal.
  • Agora passe o arroz para uma bacia de plástico e vá regando com o tempero e misturando devagar;
  • Coloque a folha de nori em cima da esteira com o lado brilhante voltado pra cima (foi um parto achar qual dos dois lados era mais brilhante...)  em seguida espalhe uma camada de arroz por cima da alga deixando um espaço sem arroz de aproximadamente 2,5 a 3,0 cm.
  • Coloque as tiras de recheio que escolher (pode inventar mistura de sabores) em uma faixa a aproximadamente 1 cm.
  • Passe um pouco de vinagre na parte da alga que ficou sem arroz (para colar);
  • Enrole a esteira iniciando no lado onde colocou  o recheio até a outra parte, apertando e ajustando para ficar bem firme, ao final teremos um rolinho;
  • Agora tire a esteira e vamos para parte final.. o corte do sushi;
  • Com uma faca bem afiada (estilo facas Ginsu) corte o rolinho ao meio sempre movimentando a faca em um só sentido, não faça movimento de serrar. Após cada corte limpe a faca e passe no vinagre, vá fazendo cortes dos seus sushis de acordo com o tamanho que desejar. Fizemos de 1,2 cm e ficou legal. Bom chega de conversa, vamos conferir o resultado:

Resultado Final

Como estes foram os primeiros não ficaram muito bonitos, mas serviram de aprendizado para mim e para o sushi-boy Gabriel. Até a próxima.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bacalhau com arroz branco

Sabado é dia de feijoada.. tradicionalmente, mas como eu ainda não animei a fazer uma feijoada e ainda preciso dar um fim nas coisas que estão no congelador resolvi dar um fim em uma bandeja de bacalhau desfiado. É uma pena que internet AINDA não tem cheiro, nem sabor..  mas já é possível ver o resultado da brincadeira...


Bom, chegou a hora de almoçar, fiz um prato que mais parecia um prato de trabalhador da construção civil, mas foi por uma boa causa, estava bom demais e acho que esse bacalhau até o meu avô, português legítimo, iria aprovar. Para acompanhar, um demi-sec tinto que muitos podem refugar mas que eu realmente gostei, é um argentino finca Terranostra.


Os inteligentes bebem mais

Um estudo maluco do National Child Development Study, no Reino Unido e e outro do National Longitudinal Study of Adolescent Health, no Estados Unidos comparou a inteligência de adultos e quantidade de álcool ingerida por eles e constatou um dado curioso: as pessoas mais inteligentes bebem mais.



Durante sete anos os pesquisadores norte-americanos monitoraram a inteligência de crianças e adolescentes até 16 anos, e na Inglaterra até os 40 anos. As pessoas foram classificadas de acordo com suas capacidades cognitivas, em 5 categorias, de “muito burro” a “muito esperto” e o consumo de bebidas alcoólicas por essas pessoas foi medido também.
Ao final da pesquisa eles perceberam que as crianças classificadas como mais espertas foram as que mais beberam. Cerca de oito décimos a mais que as classificadas como “muito burras”. Os pesquisadores não apontam razões específicas para o resultado e seguem pesquisando se existe uma relação entre ambas as coisas, bebedeira e inteligência.
O curioso é que até hoje a ciência inclusive apontava o contrário, que beber demais emburrece, porque queima neurônios. Na dúvida, consuma com moderação.

Fonte: Mauren Motta » Blog Archive » Os inteligentes bebem mais

Chocolate pode ser tão saudável quanto frutas?


Esta é a notícia que os chocólatras têm esperado: o chocolate acaba de ser classificado  como um superalimento, ou seja, que fortalece o sistema imuológico de forma natural.
Pesquisas mostram que o chocolate amargo é mais rico em antioxidantes do que sucos feitos a partir de frutinhas como cerejas, amoras, açaí, framboesas e outras chamadas de “superfrutas”.  Embora o cacau seja a semente e não uma fruta, os pesquisadores dizem que não devemos parar de consumir chocolate para consumir as tais “superfrutas”. O que não se pode fazer é adicionar açúcar e leite ao chocolate amargo, pois assim os benefícios são diminuídos.
O estudo foi realizado por cientistas do Centro Hershey’s – é claro! – nos EUA. A empresa deve  ter seus motivos óbvios para realizar o estudo, entretanto a nova constatação é animadora para quem se sentia culpado por consumir chocolate.


Fonte: Mauren Motta » Blog Archive » Chocolate pode ser tão saudável quanto frutas?

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

File de Abadejo ao molho de maracujá

Continuando a faxina na geladeira ontem foi dia de dar um fim nos filés de abadejo, peixe muito saboroso e que combina com tudo. Bom, peixe grelhado, molho de maracujá, couve-flor gratinada com requeijao e ervas.. ficou tudo muito bom. Para acompanhar abri uma garrava de Estampa, um tinto seco chileno muito bom. O resultado disso ficou assim:


Ah, essa garrafa de Bisonte esta só fazendo figuração...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Linguado com alcaparras

Tenho urgente que descongelar a geladeira. Com a geleira que está se formando lá corro o risco de encontrar um urso polar a qualquer hora. Então, para evitar este inconveniente terei que comer tudo que tem lá nos próximos dias. E para começar hoje achei um pacote de linguado. Ficou muito bom, olha a foto dele ai.