Fazia muito tempo que eu não postava nada aqui, mas ontem resolvi inaugurar a cozinha do apartamento e escolhi fazer um prato com arroz negro. Modéstia à parte, achei que a escolha foi perfeita e o resultado me surpreendeu.
Antes de botar a mão na massa veja que legal um texto muito interessante sobre o arroz negro que encontrei no blog Figos e Funghis da Fabiana Pinfildi.
"O Arroz negro, também conhecido como “o arroz proibido”, é cultivado na China há mais de 4 mil anos, com fama de produto afrodisíaco e era chamado de “Arroz Proibido”, pois era consumido apenas pelo Imperador, cabendo a seus súditos somente a produção dos grãos. Especula-se que a ordem proibitiva do então Imperador chinês com relação a este arroz deu-se em razão de sua produção escassa naquele país em comparação ao arroz comum, e então por este motivo o Imperador declarou que era proibido consumi-lo, reservando assim para seu consumo exclusivo esta deliciosa e saudável espécie de arroz.
O arroz negro possui 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, tem menos gordura e menor valor calórico que o arroz integral. É mais rico em compostos fenólicos que são benéficos à saúde humana, pois são substâncias que previnem o envelhecimento por seu poder antioxidante."
Bom, agora vamos ao que interessa: mãos na massa
Ingredientes:
- 200g de arroz negro
- 80g castanha do pará picadinha em pequenos pedaços
- 60g de damasco seco cortado em tirinhas
- 1 tablete de caldo de legumes
- 50 ml de saquê
- 50 ml de suco de laranja (natural)
- Sal a gosto
- 1 colher de sopa de azeite
Dica: Este tipo de arroz é mais durinho, então para evitar ter que ficar cozinhando por muito tempo sugiro deixa-lo de molho por 2 horas antes de colocar para cozinhar.
Preparo:
- Coloque uma panela com 1 litro e meio de água para aquecer e coloque nesta panela o tablete de caldo de legumes.
- Em outra panela aqueça o azeite e refogue o arroz por 2 minutos para selar os grãos;
- Com o auxilio de uma concha, coloque um pouco da água com o caldo de legumes no arroz;
- Espere secar e coloque o saquê, espere secar e faça a mesma operação com o suco de laranja;
- Coloque mais um pouco de água e vá fazendo esta operação até o perfeito cozimento dos grãos;
- Como este é um arroz mais durinho levará aproximadamente 30-40 minutos para ficar no ponto.
- Corrija o sal pois o suco e o saquê irão deixar um sabor mais adocicado.
- Quando o arroz estiver chegando no ponto é hora de acrescentar a castanha do pará e misturar bem.
- Acrescente o damasco, misture e tire do fogo. Reserve algumas tirinhas de damasco para enfeitar o prato, colocando-as por cima do arroz.
Para acompanhar o arroz um fiz um salmão com molho de maracujá, que é um prato bastante interessante também e super fácil de fazer. Prometo colocar a receitinha aqui em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário