quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Caipirinha de Múcua (Mucurinha)




Hoje vou mostrar uma novidade para muitos, a caipirinha de múcua, ou mucurinha, nome este dado pela minha amiga Silvia. Então vamos lá..  a história desde o começo: primeiro foi um parto conseguir a múcua, não é em todo lugar de Luanda que se encontra, então pedi ajuda ao motorista para comprar 500 Kwanzas de múcua.. 1 semana depois..  e ele me aparece com um balde de múcua, como eu não tinha noção de quanto rendia isso achei normal... mas agora tem múcua pra fazer caipirinha, doce, sumo, recheio de bolo etc..  Para quem não conhece, múcua é o fruto do imbondeiro ou também conhecido como baobá. É uma arvore de tronco muito largo, veja na foto abaixo as múcuas são os frutos pendurados. A múcua tem um sabor agridoce e é recomendada para quem tem diabetes e também é referenciada na cura da malária: 


Pedi ajuda à cozinheira para entender como preparar a múcua já que o fruto é seco por dentro. Então começou a aula: Lápis e Papel na mão.

Primeiro separe a múcua como na figura abaixo, verifique se não tem impurezas e coloque dentro de um recipiente.


Em seguida colocar agua fervendo, mexer um pouco, cobrir e aguardar por aproximadamente 12 horas.




Após o período de repouso, mexer mais um pouco para que a poupa desgrude das sementes e então passe por uma peneira. Pronto, agora já temos o suco da múcua.

Agora é simples, adicione açuçar (eu usei 3 colheres de sopa);  gelo;  50ml de cachaça (branca, preferencialmente Sagatiba) ou vodka, misture bem os ingredientes. 


E está pronta a caipirinha de múcua... espero que gostem... Saúde!!!






10 comentários:

  1. Bebo caipirinha de mucua a 3 anos. e a primeira vez q bebi foi na ilha de luanda no kintal da tia Guida. Nao e 9dade para mim.

    ResponderExcluir
  2. Ola. Parece ser delicioso, nunca tinha ouvido falar desse fruto. Onde se pode comprar mucua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só em países tropicais como Angola Moçambique acho que no Brasil tem em certas zonas em Portugal não há nem a maioria das pessoas conhece

      Excluir
  3. Ola desconhecida(o), aqui em Angola voce encontra em praticamente todo mercado ou feira, no Brasil eu realmente nunca vi mas tente procurar pelo fruto do baobá.

    ResponderExcluir
  4. caipirinha a venda no martires do kifangondo (luanda), rua n:16 , lot 122

    ResponderExcluir
  5. muito bom , vô incrementar na minha roulot.
    vamos lá ver qualserá a margem flucral

    ResponderExcluir